5 Curiosidades de Teresina

1. HOMENAGEM 
O nome da cidade é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, esposa de Dom Pedro 2º
Fonte


HOMENAGEM

Ampliar

cIDADE VERDE

Ampliar

B-R-O BRÓ

Ampliar

CABEÇA DE CUIA

Ampliar

Mestre Dico é um escultor ícone da arte santeira no Piauí. Ele trabalha há mais de 40 anos com esculturas na madeira.

Ampliar

Cidade verde a rainha do nordeste

2. CIDADE VERDE, A RAINHA DO NORDESTE 
A cidade é assim conhecida por ser a primeira capital planejada do Brasil. Seu traçado original lembra um tabuleiro de xadrez
A Cidade Verde, como foi denominada pelo escritor Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas bastante arborizadas
Fonte

B-R-O BRÓ

3. B-R-O BRÓ
Uma possível origem da expressão é junção das últimas sílabas dos nomes dos meses mais quentes do ano setembro, outubro, novembro e dezembro. Em especial o Piauí.
O site Weather Spark, portal especializado em informar as condições climáticas de qualquer local do mundo, mostra que, nesse período, as temperaturas médias estimadas para o estado estão em cerca de 37°C a 45°C nos dias mais quentes,
Fonte

O CABEÇA DE CUIA

4. O CABEÇA DE CUIA
A lenda do Cabeça de Cuia é outro destaque da região. Trata-se de um menino, de nome Crispim. A lenda conta que ele ficou revoltado com a mãe por conta de uma sopa rala de ossos servida como refeição.
Fonte.

Artesanato

5. ARTESANATO 
O artesanato teresinense é bastante expressivos, pela criatividade dos seus artesãos e pela riqueza de detalhes de suas peças. A arte santeira, notadamente em madeira, é reconhecida internacionalmente.
Fonte

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.